

Mensagens Bíblicas
Deus e seu povo em controvérsia.
Ouvi, montes, a controvérsia do Senhor, e vós, duráveis fundamentos da terra, porque o Senhor tem controvérsia com o seu povo e com Israel entrará em juízo. Mq 6.2
Miqueias 6. 3-8
3. Povo meu, que te tenho feito? E com que te enfadei? Responde-me! Pois te fiz sair da terra do Egito e da casa de servidão te remi, e enviei diante de ti Moisés, Arão e Miriã.
Deus faz aqui duas perguntas e pede resposta: O que tenho te feito? Em que o enfadei? Responde-me.
Em que te enfadei, que impressão desagradável tenho deixado a vocês, que mal estar tenho te causado? Que incômodo, que aborrecimento, em que tenho te cansado, molestado, entediado, sido fastidioso, maçante?
Ti fiz sair da terra do Egito e da casa de servidão te remi.
Tirei você do mundo te deixando nele como povo separado, para não se contaminar mais.
Da casa de servidão te remi, da senzala, da condição de servo ou escravo, da escravidão, da sujeição, da dependência sobreposta oi imposta pelo adversário.
Remi: adquiri de novo. Tirei do cativeiro, do poder alheio, resgatei, expiei, paguei, libertei como minha propriedade por ônus, pagando a importância devida com meu próprio sangue.
E enviei diante de ti: Moisés, Arão e Miriam.
Quem somos nós para determinar quem vai a frente. Quem senão Deus é o que nos governa, Ele levanta e Ele abate quem quer. Pedimos sempre segundo nossos olhos e costumes. Gostamos de olhar atrás, ver o modelo deste mundo. É Deus que quer e tem poder para dirigir seu povo.
*Em vez de ouvirmos Deus, Deus se coloca agora neste lugar de escuta para que seu povo perceba o que está fazendo.
4. Povo meu, lembra-te agora do que maquinou Balaque, rei de Moabe, e do que respondeu Balaão, filho de Beor, e do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, para que conheças os atos de justiça do Senhor.
Deus aqui deixa um exemplo pra nós de algo que já aconteceu com seu povo. Vamos conhecer esta história!
Quem era Balaque? Reis dos Moabitas. De onde vêm os Moabitas? Da geração de Ló, sobrinho de Abraão, a quem Deus tirou da terra de Sodoma e Gomorra. Deus os tirou de lá antes que a cidade fosse destruída. A mulher de Ló olhou para trás desobedecendo a uma orientação de Deus, virou uma estátua de sal. Depois de sair dali Ló não achou lugar para viver nas cidades, principalmente em Zoar, e foi habitar nas montanhas numa caverna. As filhas de Lo seguiram sem seus maridos e Lo não tinha filho homem que garantisse sua linhagem. A filha mais velha propôs a mais nova resolver a questão de um costume. Embebedaram o pai e conceberam filhos do próprio pai. A mais velha gerou Moabe, os moabitas, e a mais nova Amom, os amomitas. De uma condição de incesto vieram estes dois povos.
Não faça nada segundo seu próprio entendimento, nem segundo o costume desta terra.
Deus em sua misericórdia acolhe todos quantos se arrependerem. Rute, que recebeu mérito de ser citada na palavra de Deus, tendo um livro para nos mostrar isso, q eu casou com Boás, nora de Noemi, que disse Seus Deus será meu Deus, seu povo meu povo, veio dos moaitas.
A misericórdia de Deus dura para sempre. Desde que nós nos voltemos pra Ele.
Que era Balaão? Um profeta. Que ainda precisava aprender com Deus. E na história vamos ver isso.
História:
Balaque era rei dos moabitas, e viu que Israel se aproximava do seu povo, os moabitas. Ele sabia das vitórias de Israel, como Deus os abençoava. Moabe temeu Israel. Envia mensagem para Balaão: Eis que um povo saiu do Egito, são muitos e está morando defronte de mim. Vem amaldiçoar eles... porque sei que quem tu abençoares será abençoado e quem amaldiçoares será amaldiçoado.
Balaão disse fica aqui, vos trarei a resposta, como o Senhor me falar, eles ficaram.
Os mensageiros retornaram com a mensagem. Balaque chamou novamente Balaão e prometeu honrá-lo e dar o que desejasse.
Balaão respondeu: Ainda que me desse casa cheia de prata e de ouro, eu poderia transportar o mandato de Deus, para fazer coisa grande ou pequena. Fica pois, aqui para saber o que dirá o Senhor.
O Senhor veio e falou: Se aqueles homens te chamar, vai com eles, mas fará somente o que eu te mandar.
Pela manhã ele pegou seu jumento e foi com os príncipes de Moabe.
Foi nesse caminho que Deus provou Balaão:
A palavra diz:
E o Anjo do Senhor se lhe pôs a caminho por adversário.
Balaão ia sobre a jumenta e esta viu o Anjo do Senhor parado com a espada desembainhada na mão. E desviou do caminho rumo ao campo. Balaão a espancou e fez retornar ao caminho.
Uma segunda vez o Anjo do Senhor se pôs numa vereda entre as vinhas, havia muro de um lado e outro. A jumenta apertou-se para passar comprimindo o pé de Balaão e ele a espancou novamente.
Uma terceira vez o Anjo do Senhor se pôs mais adiante e se pôs num lugar estreito, onde não havia caminho para se desviar nem pela direita nem pela esquerda. Vendo a jumenta o Anjo do Senhor, deixou-se cair abaixo de Balaão e este a espancou novamente.
Então o Senhor fez a jumenta falar; que falou a balaão: Que te fiz eu para me espancares 3 vezes?
Respondeu Balaão: Porque zombaste de mim, se tivesse uma espada agora te mataria.
Replicou a jumenta: Não sou tua jumenta em toda vida que cavalgaste? Acaso tem sido meu costume fazer isso contigo? Respondeu, não.
Então o Senhor abriu os olhos a Balaão, ele viu o Anjo do Senhor, que estava a caminho com espada desembainhada. Ele inclinou a cabeça e prostrou-se com o rosto em terra.
O Anjo do Senhor disse: por 3 vezes espancaste a jumenta, porque? Eis que saí como teu adversário. A jumenta me viu e por 3 vezes desviou de diante de mim. Na verdade eu agora te haveria matado e deixaria ela com vida.
Balaão disse ao Anjo do Senhor: Pequei porque não soube que estavas nesse caminho para te opores a mim; agora, se parece mal aos teus olhos voltarei.
O Anjo disse: Vai com eles, mas faça somente o que eu te disser, isso falarás.
Balaão disse: a Balaque.
A palavra que Deus colocar na minha boca essa falarei... fica aqui junto ao teu holocausto. O Senhor sairá ao meu encontro e o que me mostrar te falo.
Balaão encontrou-se com Deus e lhe disse: preparei-lhe sete altares.
Voltando a Balaque disse. Você me fez vir de Arã... como posso amaldiçoar a quem Deus não amaldiçoou?
Como posso denunciar a quem não denunciou?
Balaque indaga. Que fizeste? Chamei para amaldiçoar meus inimigos e tu os abençoa?
Balaão: porventura, não terei cuidado de colocar o que Deus colocou em minha boca?
Balaque o levou a outro lugar para ver o povo de outro ângulo para os amaldiço-los.
Que falou o Senhor?
Levanta Balaque e ouve: Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que arrependa. Por ventura tendo Ele prometido não o fará? Ou tendo falado não cumprirá?
Eis que para abençoar recebi ordem, Ele abençoou, não posso revogar. Não viu iniquidade em Jacó, nem contemplou desventura em Israel. O Senhor seu Deus está com ele, no meio dele se ouve aclamações ao seu Rei. Deus os tirou do Egito; as forças deles são como as do boi selvagem. Pois Jacó não vale encantamento, nem adivinhações contra Israel; agora se poderá dizer de Jacó e Israel: que coisas tem feito Deus!
Balaque insiste: está bom, não amaldiçoa, mas também não abençoa.
Balaão diz: Não te disse Tudo que o Senhor falar farei.
Balaque insiste ainda uma vez: vem vou te mostrar outro lugar, pode ser que pareça bem aos olhos de Deus que dali mo amaldiçoem.
Vendo Israel acampado, veio o Espírito de Deus sobre ele e proferiu a palavra do Senhor: ... Bendito os que te abençoarem e maldito os que te amaldiçoarem.
Balaque mandou Balaão embora.
5. Com que me apresentarei ao Senhor e me inclinarei ante o Deus excelso. Virei perante ele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se- a o Senhor de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma?
O que queremos apresentar diante de Deus. Voltaremos a fazer holocausto e oferecer sacrifícios no lugar da obediência? Daremos nosso primogênito pela nossa transgressão? Cada um de nós pode fazer isso? Valerá para o Senhor? O fruto do teu corpo pelo pecado da tua alma. Podemos fazer como Deus, dar o primogênito pela nossa transgressão?
6. Ele te declarou, ó homem, o que é bom e o que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia e andes humildemente com teu Deus.
Deus já fez tudo. Já proveu a salvação, enviou seu primogênito por amor de nós, Aquele que tem poder para tirar o pecado do mundo. Já resgatou seu povo pagando preço devido, seu próprio sangue. Já nos tirou da escravidão, da mão do roubador, estávamos em sujeição ao adversário, inimigo de nossas almas. Mão alheia. Deus nos resgatou através de Jesus e hoje lhe somos propriedade exclusiva. E quantas vezes somos tentados a escutar o chamado do estranho. O Bom Pastor deu a vida pelas ovelhas e as ovelhas ouvem a sua voz. Fique atento a voz do Pastor.
O que Ele espera de nós, nada mais é do que praticar a justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com Ele.
O que Deus quer nos ensinar:
É preciso se ater ao que Jesus fez, faz e fará. Não ponha outro valor no lugar da tua Salvação.
Ele já tirou seu povo do Egito; remiu da casa de servidão, não os deixou só, levantou lideres sobre eles. Só Ele pode levantar alguém e só Ele pode abater alguém.
Todo profeta está sujeito ao Senhor. E o próprio Deus o corrigirá.
Ninguém amaldiçoa o que Ele abençoa.
Bendito os que abençoarem o povo de Deus e maldito os que o amaldiçoarem.
-
Não manipulamos a vontade de Deus com sacrifícios.
-
Nenhum homem pode garantir resultados por si mesmo.
-
Balaque temia aquele povo, porque sabia que Deus era com eles. Sabia que pra mexer ali teria que mexer no mundo espiritual e travaria batalha com o próprio Deus, por isso chamou o profeta. E tem muitos se vendendo a honrar, prata e ouro, hão de se haver com o próprio Deus.
-
O próprio Senhor luta em defesa dos seus ungidos. Ele está com a espada desembainhada.
-
Balaque via aquele povo como forte, e muitas vezes nós nos vemos como fracos. Mude sua visão sobre o povo de Deus.
-
Balaque sabia da fama de Balaão, que era possível às vezes negociar com ele. Posteriormente ele serve de pedra de tropeço ao povo de Israel e por isso 24.000 Israelitas morrem. (ver 31.16).
-
Como o inimigo te vê? Como vê sua casa? Como vê essa igreja?
-
Como você se vê? Sozinho ou como povo de Deus. Se você se vê só, tu és fraco, mas se te vê como povo de Deus, tu és imbatível, invencível, não vale encantamento sobre ti nem adivinhações a teu respeito. Deus está nisso. E é Nele que somos forte.
A paz de nosso Senhor Cristo seja contigo!
Igreja Evangélica Cristo é o Caminho
Iranilda Ferreira