
Mensagens Bíblicas

O homem da mão ressequida
A retomada de uma vida
A bíblia sagrada nos relata que Jesus realizou vários milagres enquanto pregava sua mensagem sobre o reino de Deus.
O milagre da mão ressequida certamente nos deixa ensinamentos profundos sobre os verdadeiros valores que devem ser alcançados na vida cristã.
Você encontra a história deste milagre nos evangelhos de, Lucas, Mateus e Marcos. É interessante observarmos, que apesar destes discípulos estarem juntamente com Jesus, nesta ocasião, estes relataram a história do milagre com detalhes diferentes. Isso nos mostra, que cada um de nós tem uma percepção diferente das dificuldades e desafios a nó impostos, uns se atentam mais ao que está ao redor, outros ao problema em si e outros as possibilidades e oportunidades existentes.
Veja o que dizem as escrituras em:
Lucas: 6:6-11
Mateus: 12:9-14
Marcos:3:1-6
Circunstâncias do milagre
Primeiramente, este milagre aconteceu em um sábado e como sabemos o sábado para é sagrado para os Judeus, e neste dia é proibido fazer qualquer tipo de trabalho, pois é o dia de descanso e santificação do homem para com Deus.
Sabendo disso, os fariseus e escribas, doutores e profundos conhecedores da lei hebraica, procurando incriminar Jesus, acompanhavam de perto suas atitudes, tentando achar uma brecha para acusa-lo. Lembre-se que uma semana antes, estes mesmos homens já tinham acusado Jesus pela pratica de ações no dia de sábado, quando naquela ocasião seus discípulos haviam colhido espigas de milho para saciar a fome. Veja em Lucas: 6:1.
Neste cenário, cercado de ardilosos inimigos, a bíblia diz que Jesus se apresenta na sinagoga deles (dos que procuravam incriminá-lo) e passa ensinar e dissertar sobre a lei. Veja queridos, como Jesus nos ensina a não fugir de nossos desafios. Conhecedor de todas as coisas, Ele poderia buscar ensinar em outra sinagoga, ou esperar os ânimos de seus acusadores se esfriarem para continuar a obra, mas não, Ele segue em frente em seu propósito de levar a palavra de Deus. Era a disposição de Jesus em fazer o que era certo.
Estando então a ensinar, Jesus vê no meio da multidão um homem cuja mão era ressequida. A bíblia não dá muitas informações sobre este homem, qual a sua origem, crença, posição social,, mas relata que quando Jesus chegou à sinagoga, ele já estava lá.
Certamente era homem de muita fé, pois suas limitações físicas não o impediam de estar na casa Deus, mesmo sabendo que era mal visto e discriminado pela sociedade.
Lembrem-se, para os Judeus as mãos tinham extrema importância. Principalmente a mão direita, a que estava ressequida, como frisado pelo apostolo Lucas. Com a mão direita, se abençoava, comia.... E com mão esquerda, lavasse o corpo, ela representava o impuro, e de maneira alguma deveria se comer com a mão esquerda. Agora imaginem, nesta sociedade tão religiosa, um homem utilizar as mesmas mãos para tocar o puro e impuro, santificado e não santificado.
Certamente, este homem passou por grandes adversidades físicas. Não podia trabalhar com a mesma desenvoltura, provavelmente sentia muita dor ou vergonha (não havia a medicina como temos hoje) e pelos religiosos da época, espiritualmente, era visto como uma pessoa impura, tal como a mulher do fluxo de sangue.
Mesmo com tantas coisas contrárias a ele, este homem colocou-se a buscar a Deus, no lugar certo (na casa de Deus) e na condição certa (esperando em Deus, em Jesus o seu milagre).
Enquanto Jesus ensina, Ele enxerga no meio da multidão este homem e a sua aflição. Isto nos mostra que mesmo que estejamos ofuscado pelas multidões, tentando esconder o nosso problema, ou buscando a cura, Jesus contempla a nossa necessidade e nos chama para perto dele.
Não sabemos por que este homem não clamou a Jesus pedindo o milagre, se por medo ou por insegurança; não importa, Jesus o viu e o alcançou, dizendo “venha para o meio”.
Então o homem, imediatamente pôs-se de pé, e sem questionar ou indagar foi até Jesus.
Muitas vezes, Jesus quer que venhamos para o meio ou permite que fiquemos no meio, no local de exposição, no centro, onde as pessoas possam ver, não para nos envergonhar, mas porque é lá que ele quer fazer o milagre, para que todos contemplem o maravilhoso amor de Deus para com o homem.
Disse Jesus, estende a mão, e ele ao estender a mão está ficou totalmente curada, estando o seu estado igual à outra, ou seja, a restauração foi completa, equilíbrio pleno, a mão que abençoa agora está igual a mão do juízo.
Assim que temos que conduzir a nossa vida, buscando uma vida de bênçãos com Deus, mas que
ela seja igual à mão do juízo, da obediência e do termo do Senhor.
Não olhe para as coisas que buscam ofuscar Jesus em sua vida, fixe os olhos Nele, pois Ele é a solução para todos os problemas.
Desta grandiosa história de mais uns dos milagres de Jesus, podemos tirar vários ensinamentos. Dentre eles:
-
Jesus nos ama e o seu amor está acima da religiosidade.
-
Ele não cessa de fazer o bem.
-
Ele nos conhece no íntimo, mesmo quando não nos achegamos a Ele.
-
Ele nos chama para o meio, não para nos envergonhar, mas para que o Seu nome seja engrandecido e Sua glória seja manifesta em nós.
-
Para receber o milagre precisamos estar em comunhão com Deus.
-
Quando Ele te chamar, atenda de imediato, se disponha e tenha fé, pois o milagre vai acontecer.
Graça e paz.
Seja abençoado!
Igreja Evangélica Cristo é o Caminho
Eduardo Morais Ferreira